segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Estações de Serviço...

Na prática, uma estação de serviço numa Auto-Estrada, serve para desenrascar numa emergência, para descanso depois de longas horas de condução ou, em último caso, para uma bucha de emergência. É isso que acontece no estrangeiro, mas cá não.
*
Para o português, uma Estação de Serviço é um oásis no meio de um deserto, é o ir para fora cá dentro, é a hipótese de se cruzar com alguma pessoa famosa ou, hoje em dia, até com o Jacaré!
Os portugueses adoram as Estações de Serviço, param em todas, vão a todas, estão em todas. Não há caso algum que alguém faça um Fundão-Lisboa, sem parar nas Estações de Serviço: “Se o Regional pára nas Estações, caralho, paramos nós também.”
*
Parar numa, para os putos e a mulher mijarem e nós vermos as boazonas que por lá andam, ainda vá, mas o português vai mais longe, o português pára em todas. Pára na de Castelo Branco, para tomar café, pára na de Vila Velha para comprar sandes de leitão (quer dizer as aparas do leitão), pára na de Abrantes porque é tradição, “já o meu pai parava em Abrantes”, pára na de Santarém para meter gota (lisboetas do caralho a mim não me apanham o guito) e na de Aveiras de Cima, para preparar os trocos para a portagem. Mais do que necessidade é um hábito e nós somos um país de hábitos.
*
Há dias, vi um grupo de excursionistas regressando de Fátima com bonés e cruxifixos, os velhos todos refastelados na Estação de Serviço a comerem as sandes sem tirarem o celofane e a comentarem “Isto é que é a comida de plástico, que o meu neto fala“!!!
*
Um último pensamento. Tenho vindo a reparar que as estações de serviço também servem de ponto de enagte para a paneleiragem lusa. A paneleiragem além de andar atrevida e ousada também andam esquisitos ou esquisitas. Não se contentam em "mamar" de um gajo qualquer! Agora e segundo os anúncios que eles escrevem na parte de dentro das portas das casas de banho querem " MOTORISTAS". Alguém me sabe explicar? Será que o Rafa tem algo a ver com isto?

Sem comentários: